quinta-feira, junho 22, 2006

ENSINO PÚBLICO? Não, obrigadinha....

Num post de 22 de Junho de 2006, João Tilly descreve algumas das actividades de uma Escola Pública de Seia, do Ensino Básico.
Remata afirmando que o papel da escola é ENSINAR.

Para quem estuda estas coisas do Ensino em Portugal, é já evidente que a principal função da Escola Pública não é ENSINAR, mas apenas OCUPAR o dia dos alunos com um conjunto de actividades programadas (agendadas) a que chamam, erradamente, disciplinas.

Nas maiores cidades do País, são as Escolas Privadas que são procuradas pelos Encarregados da Educação. A actual Ministra da Educação também optou pelo Ensino Privado para os seus filhos.
Ao tentar destruir o Ensino Privado, o estado português - e todos os funcionários públicos desqualificados - combate frontalmente a diversidade ideológica que fundamenta a pluralidade natural inerente à acção educativa e, consequentemente, curricular, combatendo, portanto a individualidade e promovendo o "ENSINO DE MASSAS": o "mesmo para todos", num ciclo repetitivo que descaracteriza o indivíduo, aniquila as aptidões e destrói as vocações.
[podemos abrir um debate sobre este assunto].
Para além dos saberes de base (como ler mal e escrever pior), o ENSINO de MASSAS é completamente inútil.

A Escola Pública não é eficaz porque escolhe mal os professores. [podemos abrir um debate sobre este assunto].
Não se pode escolher um funcionário apenas pela média reificada de um curso superior.
O Ensino Público é mau porque a maior parte dos seus professores não têm vocação.
O Ensino Público é mau porque a maior parte dos professores que estudaram nas Escolas Superiores de Educação não tem conhecimentos para leccionar.

A Escola Pública é má porque não necessita de conquistar os alunos. Eles lá aparecem automaticamente. Os alunos vão para as escolas do ensino regular porque o ensino é obrigatório. Por esta razão, a Escola Pública não tem - nem parece poder ter - apetência para sensibilizar Pais e Alunos para a importância do Ensino e do Saber. [podemos abrir um debate sobre este assunto].

Apesar da simplicidade dos conteúdos programáticos do Ensino Básico, a Escola Pública tem-se caracterizado por resultados medíocres e tem contribuído grandemente para o processo de estupidificação e alienação dos jovens "estudantes". [podemos abrir um debate sobre este assunto].

Só há uma reforma a fazer no Ensino Público: reduzi-lo.

António Tilly